Container

ACP

Endereço: Av. Prefeito Osmar Cunha, 183/Bloco B, 1009 - Centro - FLORIANÓPOLIS - SC - CEP 88.015-100

Telefone: (48) 3225-9185 -

Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP)

ENDEREÇO

Av. Prefeito Osmar Cunha 183, Bloco B, 1009
CEP 88015100
FLORIANÓPOLIS/SC

FONES

(48) 3225-9185
Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades e noticias.

Notícias

Setembro Amarelo: o que nós temos a ver com isso?

A campanha ocorre em todo o Brasil durante o mês de setembro e tem como objetivo ressaltar a necessidade da prevenção do suicídio. Sábado tem evento gratuito de abertura do Setembro Amarelo no Parque de Coqueiros com várias atividades.

Publicado 27/08/2018 14:23

Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. O objetivo da Campanha “Setembro Amarelo" é a valorização da vida. Para dar o start ao movimento, vários profissionais da Associação Catarinense de Psiquiatra (ACP) estarão no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, a partir das 15h, para um evento aberto ao público com atividades gratuitas, incluindo, atendimento com psiquiatras para tirar dúvidas sobre doenças mentais que podem levar ao suicídio, além de brincadeiras para as crianças, pintura, música e aula de ioga.

 

Hoje em dia, o suicídio é um problema de saúde pública no Brasil e a sua ocorrência tem crescido entre os jovens. De acordo com os números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia. Essa taxa é maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

 

Suicídios são mortes potencialmente evitáveis. Nossa sociedade precisa mudar a realidade atual de que 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano e ele é a segunda causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Infelizmente, muitas pessoas e até trabalhadores de saúde ainda temem, equivocadamente, que se perguntar a alguém se pensou em suicidar-se poderá impulsioná-lo a este ato. Além disso a própria pessoa e os que a cercam tem dificuldade de reconhecer sintomas de depressão (patologia mais frequentemente ligada ao suicídio) e outros transtornos mentais e buscar ajuda médica. Desde que tenham acesso a tratamento, também segundo a OMS, 9 em cada 10 suicídios podem ser evitados.

 

Mas para isso, precisamos da participação de cada membro de nossa cidade, estado e País. Isso não acontece só na casa dos outros. Qualquer um pode ter um adoecimento mental em algum momento de sua vida. Cada um deve ser um multiplicador de conhecimento, pois ele é o melhor remédio contra todos os preconceitos. Dentro desta ideia a Associação Catarinense de Psiquiatria, a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina, unem-se nesta campanha, com ações por todo país, como palestras para comunidade, capacitação de médicos, professores e outros tantos profissionais, iluminação de monumentos com a cor que simboliza a campanha, caminhadas e inúmeras ações de conscientização e divulgação de conhecimento que pode salvar vidas.

 

Falar sobre transtornos mentais diminui estigmas e facilita que as pessoas que passam por esses problemas sintam-se à vontade para pedir ajuda. Seja também nosso parceiro nesta luta!

 

ACP – Associação Catarinense de Psiquiatria

 

Serviço:

O quê: Abertura do Setembro Amarelo

Quando: 01/09 (sábado)

Horário: 15h às 18h

Onde: Parque de Coqueiros

 

 

 

Leia mais sobre: Notícias

Compartilhe

Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS