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Insônia-Fobia

Artigo publicado pelo Diário Catarinense - Dra. Vanessa Leal

Publicado 02/05/2018 15:04

Em nossa vida moderna, o cotidiano estressante e as preocupações do dia-a-dia podem contribuir para um episódio de insônia aguda.

Muitas pessoas já passaram por uma noite em claro, em que trocam de lado várias vezes, viram o travesseiro, mexem-se constantemente, mas o sono simplesmente não vem e após uma hora ou mais, a aflição se manifesta.

O que poderia ser uma insônia esporádica pode gerar o “medo de não dormir”, não se trata de uma doença, mas uma condição que pode trazer angústia. 

Algumas pessoas que se queixam de insônia apresentam ansiedade por não conseguirem dormir na hora que gostariam. Nesses casos, sentem preocupação ao se aproximar do horário de irem para a cama, promovendo um aumento da vigilância mental ou estado de alerta do cérebro e interferindo nos padrões do sono.

Independente dos motivos, a maioria das pessoas precisa estar de pé e alerta no dia seguinte. Para evitarem o tormento da insônia, iniciam o uso medicações ansiolíticas ou indutoras do sono, que quando usadas inadequadamente podem cronificar o quadro. Essas medicações devem ser usadas por períodos de tempo determinados e sempre sob orientação médica.

Querer controlar o sono gera mais ansiedade! O fundamental é buscar orientação profissional para uma avaliação comportamental cuidadosa dos hábitos de cada pessoa que podem influenciar esse momento. O importante é mudar costumes que sabotam o bom sono. Diversas pessoas não tem consciência dos passos básicos que podem dar para melhorar a qualidade desse hábito. Comportamentos adequados podem facilitar a diminuição de medicações hipnóticas e melhorar a qualidade de seu sono. 

O controle de estímulos é uma medida para a “Insônia-Fobia”. Dormir é um hábito e quanto mais você associar a cama a dormir, melhor. Não pague contas, trabalhe em seu computador, assista TV, discuta ou, principalmente, utilize o celular quando estiver na cama (isso inclui responder mensagens instantâneas e redes sociais). O ANOITECER é quando o cérebro percebe o MOMENTO de dormir, e a CAMA é o LOCAL que o cérebro associa ao sono. Use esse local a favor do seu sono!

 

 

 

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