Container

ACP

Endereço: Av. Prefeito Osmar Cunha, 183/Bloco B, 1009 - Centro - FLORIANÓPOLIS - SC - CEP 88.015-100

Telefone: (48) 3225-9185 -

Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP)

ENDEREÇO

Av. Prefeito Osmar Cunha 183, Bloco B, 1009
CEP 88015100
FLORIANÓPOLIS/SC

FONES

(48) 3225-9185
Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades e noticias.

Notícias

Artigo Setembro Amarelo

Texto escrito pela psiquiatra Vanessa Leal

Publicado 29/09/2017 09:26

A Campanha Setembro Amarelo chega ao seu terceiro ano em prol da prevenção do suicídio e da defesa da vida. Essa campanha foi iniciada pela Associação Brasileira de Psiquiatria e Conselho Federal de Medicina, com apoio total no estado de Santa Catarina pela Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP).

Todos os anos são registrados 12 mil suicídios no Brasil. No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e a cada 3 segundos uma pessoa faz uma tentativa.

Além de que nos últimos anos, houve um aumento das taxas de suicídio, principalmente na população mais jovem. Nos indivíduos de 15 a 29 anos, o suicídio é a segunda principal causa de morte.

Mais de 95% das pessoas que cometeram suicídio sofriam de algum tipo de doença mental, as mais comuns são os transtornos do humor, como a Depressão. As doenças psíquicas e o suicídio possuem muitas opções de tratamento, e o tratamento funciona!

Uma grande meta da Campanha do Setembro Amarelo é retirar o tabu que envolve esse tema, combater o estigma e o preconceito em relação às pessoas que sofrem de um problema psiquiátrico. O estigma e o tabu são barreiras para identificação e prevenção, impedem a busca de ajuda! Esse tabu não desaparece sem o esforço de todos nós!

Combater o estigma é poder falar abertamente sobre sofrimento emocional e suicídio, quando nos depararmos com esse sofrimento, é preciso deixar o julgamento de lado, ouvir, ser atencioso e gentil, e se oferecer para ajudar a pessoa a procurar ajuda médica.

O risco de suicídio é uma urgência médica, pois pode acarretar lesões graves e incapacitantes e até morte ao indivíduo.

Todos podemos fazer algo para ajudar se estivermos atentos aos sinais de alerta quando alguém está em risco de suicídio: tentativas prévias de suicídio; alteração do humor; agitação; irritabilidade sem justificativa; comentários sobre morte; abandono de atividades prazerosas; isolamento de familiares e amigos, e abuso de álcool e outras drogas.

Leia mais sobre: Notícias

Compartilhe

Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS